Entenda como é composta a alimentação natural para cães e quais tipos de frutas e legumes você pode oferecer, sem correr riscos.
Você sabia que o organismo dos cães são preparados para receber alimentos mais ricos em proteínas e nutrientes? As rações que contêm tudo o que o animal precisa para se manter saudável e com a dieta balanceada podem ser caras. No entanto, apesar de necessário, existem outras alternativas por meio da alimentação natural para cães.
O cuidado com o que os cachorros comem merece muita atenção, porque o sistema digestivo animal é diferente do ser humano, por isso nem todas as frutas, legumes ou qualquer outro alimento natural é indicado. O seu cãozinho precisa de uma dieta nutritiva? A Soul Cãoreuniu algumas frutas e legumes que você pode oferecer, mas antes entenda como funciona a alimentação natural para cães:
Afinal, o que é Alimentação Natural?
A alimentação natural para cães é composta por alimentos que não passam por processos industriais, como as rações. É uma dieta balanceada que vai beneficiar o seu cachorro com todos os ingredientes naturais, minimamente processados, ricos em proteínas e nutrientes que o cão precisa.
Atenção: não confunda alimento natural com a mesma comida que nós, humanos, comemos. Isto é, não caia nas tentações do olhar pidão do cãozinho, não dê arroz e feijão, e nenhum outro tipo de comida temperada e feita pelo humano.
A alimentação natural é equilibrada entre as proteínas certas, gorduras e carboidratos de qualidade, fibras, vitaminas e água. Além disso, frutas e legumes são ótimos aliados para uma dieta balanceada e natural, confira quais você pode oferecer sem riscos:
Maçãs: Descasque as maçãs, retire as sementes e lave-as bem. A fruta é ótima para o sistema digestivo do animal, assim como favorecem nos tratamentos estomacais. Além disso, a maçã é rica em vitamina C, cálcio e anti-inflamatório.
Peras: A pera é ideal para cães que têm diabetes. Cerca de 80% da fruta é composta por água e ela é rica em antioxidante, potássio e possui boas quantidades de fibra. Lave bem a pera e corte em pedacinhos para dar ao seu cão.
Melancia: A melancia também contém muita água e é a opção perfeita para climas quentes, como o verão. A fruta ajuda a manter o seu cão hidratado, é ideal para cachorros que estão acima do peso. Apesar dos benefícios, tenha cuidado com o excesso, pois a melancia tem alto teor de frutose. Ofereça pequenas porções, sem sementes, para o seu cachorro.
Cenoura: A cenoura é um dos legumes favoritos entre os cães. Ela é rica em vitamina A, importante para os cães, e também contém vitaminas C, K e potássio. Descasque o legume, cozinhe sem sal e sirva ao cãozinho.
Couve: A couve também é rica em vitamina A, C, K e outras vitaminas do complexo B. É o legume ideal para a manutenção dos dentes e ossos dos cães, assim como o brócolis. Corte a couve em tirinhas, cozinhe e misture na alimentação do animal.
O seu cão merece comer e viver bem!
Uma boa alimentação vai manter o seu cachorro mais disposto, tranquilo e saudável, além de contribuir para o alívio de estresse. Antes de introduzir qualquer dieta diferente, como a alimentação natural para cães, procure por veterinários especialistas para indicar como fazer a dieta e o que é mais recomendado para a saúde do seu amigo.