Cão estressado: quais são os sinais e o que fazer para acalmar?

22 de setembro de 2020

Agitação, respiração ofegante e orelhas para trás, nem sempre significam que o cachorro está feliz, na verdade, podem ser sinais claros de um cão estressado. Saiba identificar estes sinais e o que fazer para acalmar o seu cachorro!

Quem tem cachorro em casa, sabe da alegria e satisfação em receber o seu melhor amigo após um longo dia de trabalho com toda aquela euforia e agitação. Imagine que, de repente, ele muda de humor e fica quieto. Pode ser cansaço? Sim, mas também pode ser um sinal de um cão estressado

O dono tem como dever reparar na mudança de comportamento do cachorro. Ele está feliz? Está triste? Está ansioso? Para isso, saiba quais são os sinais mais comuns de estresse e o que você pode fazer para ajudar o seu amigo. 

Como os cães demonstram o estresse?

Em uma pesquisa recente feita pelo Scientific Reports, cerca de 72,5% dos cachorros apresentam comportamentos de ansiedade e são mais estressados do que podemos imaginar. As atitudes mais nítidas que reparamos é a falta de apetite, mudança repentina de humor a ponto de morder os móveis ou ladrar (latir) para estranhos ou familiares.

Entretanto, o cão também pode sinalizar estresse:

– Lambendo excessivamente as patas;

– Queda de pelos;

– Sensação de medo e/ou tensão;

– Tremedeira, transpiração e baba;

– Defecar ou urinar em locais diferentes, fora do costume;

Ao conhecer e entender a linguagem corporal do animal, fica mais fácil encontrar uma solução para ajudar e evitar algum problema de saúde no futuro. Saiba algumas dicas sobre o que você pode fazer para deixar o seu cão mais calmo, aliviando o estresse:

Passeie diariamente com o seu cão

Procure reservar um tempo da sua rotina para levar o seu cachorro para passear mais vezes. Assim, ele gasta a energia acumulada, melhora o comportamento e acostuma-se com as novidades fora de casa, como novos cheiros, texturas e até mesmo pessoas. Serve como uma boa prática de socialização!

Brinque mais vezes

O comportamento e atenção do dono com o pet também pode influenciar no estresse canino. Brinque com mais frequência e dê mais atenção ao seu cão, lançando bolinhas, correndo ou apenas acariciando.

Evite deixar o seu cão sozinho

É normal que as pessoas tendem a ficar mais tempo fora de casa para trabalhar e/ou estudar, mas não esqueça do seu cachorro. Evite deixá-lo sozinho por muito tempo e com frequência, isso pode acarretar estresse, ansiedade ou depressão. 

Para isso, existem lugares próprios para cuidar dos cães enquanto você está fora de casa. A Pracão é um complexo de bem-estar para cães. Além da creche, há diversas atividades para gastar a energia do cachorro e praticar a socialização com outros cães, tudo com cuidado, carinho e segurança. 

Aqui, podemos te ajudar a deixar o seu cão sem estresse, mais tranquilo e feliz!

https://soulcao.com.br/wp-content/uploads/2020/07/avatar_v2_Prancheta-1-160x160.png
Localização
Av. Ana Costa, 267 Gonzaga Santos - SP, 11060-001
(13) 3349-7254
Seg. a sexta: 9h às 19h - Sábados: 9h às 18h
Newsletter