Saiba quais são os riscos que cachorros podem enfrentar com o barulho dos fogos de artifício e como acalmá-los e protegê-los nesta virada de ano
As festas de fim de ano são marcadas pela alegria, euforia e diversão com a família. Quando os fogos de artifício começam a estourar, ficamos encantados com o céu colorido. No entanto, é importante ficar atento aos cuidados dos cães nesta época, que têm a audição sensível comparada à do ser humano.
O barulho do momento em que os fogos são lançados e estourados podem assustar e prejudicar a saúde dos animais. Por isso, para um ano novo tranquilo, a Soul Cão reuniu algumas dicas que podem ajudar a acalmar o cachorro e minimizar o problema. Primeiro, saiba quais são os riscos que os fogos podem causar no cão e que devem receber muita atenção.
Os impactos dos fogos de artifício na saúde animal
Diferente do ser humano, a capacidade auditiva dos cães é mais aguçada, podendo detectar sons quatro vezes mais distantes. Por isso, as bombas e fogos incomodam tanto os animais. O estrondo pode, não só assustar, como desenvolver o estresse e até problemas neurológicos e cardíacos.
Cães de idades mais avançadas ou são braquicefálicos, ou seja, de focinho achatado como o pug, bulldog, pequinês, entre outras raças, enfrentam mais riscos nesta época. Em vista disso, em qualquer atitude que você ache estranho no comportamento, leve-o a um especialista veterinário para avaliar.
Sinais que você deve ficar atento:
- Ansiedade;
- Vômito;
- Convulsões;
- Medo;
- Dificuldades para respirar.
Como proteger e acalmar cães dos fogos de artifício?
Existem algumas medidas que são recomendáveis para ajudar a cuidar do animal durante a queima de fogos. Dentre elas, são:
Evite deixar o cão sozinho: Mesmo em dias comuns, nenhum cão gosta de ficar sozinho. Ficar junto do animal pode passar confiança, conforto e calma. No entanto, tente agir com naturalidade, isto é, não demonstre preocupação ou medo, pegando-o no colo e abraçando. Isso pode passar a informação de que, realmente, há perigo.
Mantenha-o em local isolado, longe do barulho: Se possível, tente deixar o cão em locais mais afastados e com portas e janelas fechadas para abafar o barulho dos fogos de artifício. Assim, o estrondo não irá assustar tanto. Para ajudar, você também pode colocar tampões de algodão no ouvido para amenizar o som durante a queima.
Distraia o cão com brinquedos: Procure dar brinquedos e petiscos ao cão para ajudar a tirar o foco do barulho dos fogos. Assim, evita a ansiedade, preocupação e medo durante os estrondos. Na Soul Cão, temos diversos brinquedos, petiscos e rações feitas especialmente para cães!
A técnica da faixa funciona?
Diversas pessoas utilizam esta técnica de envolver o cão com uma faixa para evitar convulsões. O método realmente ajudou muitos cães nesta época, mas antes de colocá-la em prática, procure um especialista veterinário para dar as orientações certas.
São dicas que podem ajudar a acalmar seu cãozinho em período de festas, mas lembre-se sempre de passar por um acompanhamento especializado para cuidar, proteger e garantir uma vida mais saudável para o cão.
Aproveite as festas de final de ano com tranquilidade e muita comemoração. Feliz 2021!